Missão Solidária

Responsáveis: Ir. Augusta, MSNM e Prof. Caio Henrique Alves

Busca-se através deste projeto a concretização e o despertar para a vivência solidária dos alunos, considerando a necessidade de educar com valores cristãos e de uma maneira qualitativa no processo evangelizador, resgatando assim a dignidade humana e a formação integral do cidadão.

O objetivo deste Projeto é proporcionar aos alunos uma educação integral e participativa para que sejam agentes ativos na construção de uma sociedade mais humana, justa e fraterna, atendendo, assim, ao apelo evangélico que visa a prática da misericórdia para com próximo (cf. Lc 10,37).

Relatando um pouco da história desse projeto:

É realizado com os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Permite aos alunos o conhecimento de distintas realidades sociais, para despertar cada vez mais o compromisso social e a cidadania.

Relatando um pouco da história desse projeto:

Tudo começou no ano de 2002 com as visitas às escolas dos municípios vizinhos (Sarandi e Paiçandu). Após a observação de uma sofrida realidade, foram formados grupos de alunos em cada turma os quais foram orientados para usarem suas criatividades nas atividades que iriam desenvolver no convívio com os alunos das escolas da periferia desses municípios vizinhos.

A organização desse dia de missão solidária de cada turma ocorre da seguinte forma:

Primeiro: no próprio Colégio Santo Inácio, durante as aulas de Ensino Religioso, há uma preparação de miniaulas com temas que abordam cinco conteúdos: arte, ensino religioso, roda de histórias, valores e higiene (corporal e mental).

Segundo: contato direto dos alunos do Colégio Santo Inácio com os alunos das escolas visitadas na região metropolitana, realizando atividades educacionais já programadas com os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano das séries iniciais do Ensino Fundamental.

A partir do ano 2010 foi ampliado o projeto para a visitação de outras entidades. A organização se deu desta forma:

Período da manhã:

- Alunos do Ensino Médio continuam com as visitas às escolas dos municípios vizinhos (Sarandi- PR e Paiçandu-PR).

- Alunos do 9º Ano - visitam o Recanto Mundo Jovem em Iguatemi-PR ou o MAREV em Maringá-PR.

- Alunos do 8º Ano - APAE em Paiçandu-PR.

- Alunos do 7º Ano - visitam o Centro de Convivência para Idosos em Maringá-PR.

- Alunos do 6º Ano - visitam a APAE em Maringá-PR.

Período da tarde:

Atividades recreativas e de convivência com os colegas de turma.